Roller Derby é um esporte de contato jogado por duas equipes de cinco
jogadoras que patinam na mesma direção em torno de uma pista. Os
objetivos do Roller Derby são relativamente simples. Cada equipe possui
na pista um único patinador capaz de marcar pontos (“Jammer”), cujo
objetivo é dar o maior número de voltas possíveis nos patinadores do
time oposto. Os patinadores restantes, que não estão marcando pontos,
trabalham tanto no ataque, quanto na defesa, ao mesmo tempo – para
bloquear a Jammer oposta e abrir o caminho para sua própria Jammer. Para
ser bem jogado, o Roller Derby requer agilidade, força, velocidade,
controle, visão periférica, comunicação e trabalho em equipe.
O esporte foi criado na década de 1930 e se firmou como esporte
profissional de grande popularidade nos anos 1940 e 50 principalmente em
cidades dos EUA. Nas décadas seguintes, no entanto, tornou-se
predominantemente uma forma de entretenimento desportivo onde os
elementos teatrais ofuscaram o atletismo. Esta teatralidade em grande
parte terminou com o ressurgimento do esporte de base contemporânea, na
primeira década do século 21. Embora algumas qualidades desportivas de
entretenimento, como os pseudônimos das jogadoras e uniformes coloridos
foram mantidas.
O roller derby moderno é um esporte internacional dominado por
equipes femininas amadoras, além de um número crescente de homens como
técnicos e juízes das equipes.
Treinamento
A maioria das ligas femininas de Roller Derby tem a mesma filosofia
sobre novas patinadoras, o físico é irrelevante e não importa se a
pessoa não patinou por anos. As ligas oferecem aulas práticas para
ensinar as regras e técnicas básicas e na verdade ninguém compete antes
do time ter certeza de que pode competir com segurança. As ligas também
encorajam as jogadoras a patinar sempre que puderem fora das aulas.
As práticas de resistência e patinação usam exercícios tradicionais
do Roller Derby, exercícios modificados do hockey ou exercícios que as
próprias jogadoras desenvolveram. Além disso, para aumentar a
resistência, esses exercícios reforçam a habilidade das patinadoras
para:
- Arrancar e parar
- Patinar em alta velocidade
- Desviar de obstáculos
- Desviar de outras jogadoras
- Cair sem se machucar
Como funciona o jogo
O jogo é uma série de corridas entre 2 times de 5 jogadoras. Cada time tem apenas uma atacante que é a única jogadora que pode marcar pontos. Três zagueiras tentam parar a atacante do outro time ao mesmo tempo em que seu time avança. Cada time também tem uma pivô que
atua como um safety car em uma corrida de carros, controlando a
velocidade da equipe. A pivô também fica de olho nas atacantes, chama as
jogadas e atua como uma bloqueadora. O desenho do capacete diferencia
as posições, atacantes usam estrelas, pivôs usam listras e zagueiras
usam capacetes brancos.
Cada corrida é chamada jam e dura até dois minutos.
No começo da corrida as pivôs e as zagueiras ficam em formação na linha
de partida. O árbitro apita e elas patinam em grupo enquanto as
atacantes esperam na linha de partida. Quando o grupo está a 6 metros da linha de partida, o árbitro apita novamente e as atacantes começam a patinar.
Elas tentam alcançar o grupo, ultrapassar e sair do outro lado.
Ninguém marca pontos na primeira volta, mas a atacante que passar a pivô
do outro time torna-se a atacante líder. Um árbitro aponta a atacante líder e acompanha seu progresso pela pista. A atacante líder pode parar a corrida antes do final dos dois minutos colocando as mãos no quadril.
Quando a atacante líder para a corrida ou acabam os 2 minutos, o jogo
para e os juízes calculam os pontos. Os times ganham um ponto por cada
jogadora adversária ultrapassada pelas atacantes em cada volta. No
geral, isso quer dizer 4 pontos por volta, um por cada jogadora
adversária.
JAMMER |
PIVOT |
Regras do jogo
O esporte tem regras que cobrem tudo, desde o jogo até o
comportamento esportivo. As regras podem variar de liga para liga, mas
uma nova organização, a United League Coalition, está trabalhando para
padronizar as regras. Algumas regras afetam diretamente a pontuação das
atacantes. Na maioria das ligas, as atacantes:
- Devem estar entre as linhas ao passar pelas oponentes para ganhar pontos;
- Podem passar suas responsabilidades para sua pivô entregando a ela sua capa do capacete, mas as pivôs não podem parar a corrida;
- Não ganham ponto se fizerem uma falta na jogadora que estiverem ultrapassando ou se ultrapassarem uma jogadora que estiver a caminho da área do pênalti;
- Não ganham pontos adicionais se ficarem no fim do grupo e ultrapassarem as mesmas jogadoras novamente;
- Ganham pontos adicionais por voltas de vantagem sobre a atacante adversária;
- Ganham um ponto por cada jogadora adversária na área do pênalti se passarem por todas as oponentes dentro das linhas.
Outras regras falam da conduta das jogadoras durante uma
partida. O bloqueio é legal (e encorajado), mas as jogadoras não podem
agarrar, puxar ou empurrar as adversárias. Elas também não podem
bloquear por trás, fazer barreira ou impedir que as oponentes voltem
para a pista. As jogadoras podem usar seus braços e cotovelos para
bloquear, mas não podem usar os cotovelos acima dos ombros ou bloquear
com os braços completamente esticados.
A quebra de qualquer uma dessas regras leva a equipe a passar um
tempo na área do pênalti. Faltas leves são pagas com 30 a 60 segundos de
punição. Pode parecer pouco, mas um minuto pode ser mais do que metade
de uma corrida.
Segurança
As jogadoras aprendem a se proteger usando técnicas de patinação.
Elas caem deliberadamente durante os treinamentos para aprender a cair
sem se machucar e a levantar rapidamente, diminuindo as chances de
causar outros acidentes com as outras patinadoras. Com o passar do
tempo, cair com segurança acaba se tornando natural para as jogadoras.
As jogadoras também precisam usar equipamento de proteção. Na maioria
das ligas são exigidos capacetes, protetores de boca e pulso,
cotoveleiras e joelheiras nos jogos e treinos. Outras proteções, como de
quadril e de cóccix, são opcionais.
EQUIPAMENTOS BÁSICOS |
Aqui vai um Guia Prático produzido pelo studio Nutzfly em parceria com a 1ª liga brasileira de Roller Derby, as "Ladies of Hell Town"
Nenhum comentário:
Postar um comentário