O ROLLER DERBY

       Roller Derby é um esporte de contato jogado por duas equipes de cinco jogadoras que patinam na mesma direção em torno de uma pista. Os objetivos do Roller Derby são relativamente simples. Cada equipe possui na pista um único patinador capaz de marcar pontos (“Jammer”), cujo objetivo é dar o maior número de voltas possíveis nos patinadores do time oposto. Os patinadores restantes, que não estão marcando pontos, trabalham tanto no ataque, quanto na defesa, ao mesmo tempo – para bloquear a Jammer oposta e abrir o caminho para sua própria Jammer. Para ser bem jogado, o Roller Derby requer agilidade, força, velocidade, controle, visão periférica, comunicação e trabalho em equipe.
       O esporte foi criado na década de 1930 e se firmou como esporte profissional de grande popularidade nos anos 1940 e 50 principalmente em cidades dos EUA. Nas décadas seguintes, no entanto, tornou-se predominantemente uma forma de entretenimento desportivo onde os elementos teatrais ofuscaram o atletismo. Esta teatralidade em grande parte terminou com o ressurgimento do esporte de base contemporânea, na primeira década do século 21. Embora algumas qualidades desportivas de entretenimento, como os pseudônimos das jogadoras e uniformes coloridos foram mantidas.
       O  roller derby moderno é um esporte internacional dominado por equipes femininas amadoras, além de um número crescente de homens como técnicos e juízes das equipes.

 Treinamento
       A maioria das ligas femininas de Roller Derby tem a mesma filosofia sobre novas patinadoras, o físico é irrelevante e não importa se a pessoa não patinou por anos. As ligas oferecem aulas práticas para ensinar as regras e técnicas básicas e na verdade ninguém compete antes do time ter certeza de que pode competir com segurança. As ligas também encorajam as jogadoras a patinar sempre que puderem fora das aulas.
       As práticas de resistência e patinação usam exercícios tradicionais do Roller Derby, exercícios modificados do hockey ou exercícios que as próprias jogadoras desenvolveram. Além disso, para aumentar a resistência, esses exercícios reforçam a habilidade das patinadoras para:
  • Arrancar e parar
  • Patinar em alta velocidade
  • Desviar de obstáculos
  • Desviar de outras jogadoras
  • Cair sem se machucar

Como funciona o jogo
       O jogo é uma série de corridas entre 2 times de 5 jogadoras. Cada time tem apenas uma atacante que é a única jogadora que pode marcar pontos. Três zagueiras tentam parar a atacante do outro time ao mesmo tempo em que seu time avança. Cada time também tem uma pivô que atua como um safety car em uma corrida de carros, controlando a velocidade da equipe. A pivô também fica de olho nas atacantes, chama as jogadas e atua como uma bloqueadora. O desenho do capacete diferencia as posições, atacantes usam estrelas, pivôs usam listras e zagueiras usam capacetes brancos.
       Cada corrida é chamada jam e dura até dois minutos. No começo da corrida as pivôs e as zagueiras ficam em formação na linha de partida. O árbitro apita e elas patinam em grupo enquanto as atacantes esperam na linha de partida. Quando o grupo está a 6 metros da linha de partida, o árbitro apita novamente e as atacantes começam a patinar.
       Elas tentam alcançar o grupo, ultrapassar e sair do outro lado. Ninguém marca pontos na primeira volta, mas a atacante que passar a pivô do outro time torna-se a atacante líder. Um árbitro aponta a atacante líder e acompanha seu progresso pela pista. A atacante líder pode parar a corrida antes do final dos dois minutos colocando as mãos no quadril.
       Quando a atacante líder para a corrida ou acabam os 2 minutos, o jogo para e os juízes calculam os pontos. Os times ganham um ponto por cada jogadora adversária ultrapassada pelas atacantes em cada volta. No geral, isso quer dizer 4 pontos por volta, um por cada jogadora adversária.
JAMMER
PIVOT

Regras do jogo
       O esporte tem regras que cobrem tudo, desde o jogo até o comportamento esportivo. As regras podem variar de liga para liga, mas uma nova organização, a United League Coalition, está trabalhando para padronizar as regras. Algumas regras afetam diretamente a pontuação das atacantes. Na maioria das ligas, as atacantes:
  • Devem estar entre as linhas ao passar pelas oponentes para ganhar pontos;
  • Podem passar suas responsabilidades para sua pivô entregando a ela sua capa do capacete, mas as pivôs não podem parar a corrida;
  • Não ganham ponto se fizerem uma falta na jogadora que estiverem ultrapassando ou se ultrapassarem uma jogadora que estiver a caminho da área do pênalti;
  • Não ganham pontos adicionais se ficarem no fim do grupo e ultrapassarem as mesmas jogadoras novamente;
  • Ganham pontos adicionais por voltas de vantagem sobre a atacante adversária;
  • Ganham um ponto por cada jogadora adversária na área do pênalti se passarem por todas as oponentes dentro das linhas.
       Outras regras falam da conduta das jogadoras durante uma partida. O bloqueio é legal (e encorajado), mas as jogadoras não podem agarrar, puxar ou empurrar as adversárias. Elas também não podem bloquear por trás, fazer barreira ou impedir que as oponentes voltem para a pista. As jogadoras podem usar seus braços e cotovelos para bloquear, mas não podem usar os cotovelos acima dos ombros ou bloquear com os braços completamente esticados.
       A quebra de qualquer uma dessas regras leva a equipe a passar um tempo na área do pênalti. Faltas leves são pagas com 30 a 60 segundos de punição. Pode parecer pouco, mas um minuto pode ser mais do que metade de uma corrida.

Segurança
       As jogadoras aprendem a se proteger usando técnicas de patinação. Elas caem deliberadamente durante os treinamentos para aprender a cair sem se machucar e a levantar rapidamente, diminuindo as chances de causar outros acidentes com as outras patinadoras. Com o passar do tempo, cair com segurança acaba se tornando natural para as jogadoras.
        As jogadoras também precisam usar equipamento de proteção. Na maioria das ligas são exigidos capacetes, protetores de boca e pulso, cotoveleiras e joelheiras nos jogos e treinos. Outras proteções, como de quadril e de cóccix, são opcionais.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS

       Aqui vai um Guia Prático produzido pelo studio Nutzfly em parceria com a 1ª liga brasileira de Roller Derby, as "Ladies of Hell Town"


Assistir video no YouTube

*imagens por: londonrollergirls.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário